quarta-feira, 26 de maio de 2010

Lixo eletronico

As pilhas e baterias são muitas vezes descartadas em lugares impróprios, e este fato é algo preocupante, pois o lixo eletrônico libera substancias tóxicas que contaminam a flora, a fauna e o ser humano. A queima de pilhas em incineradores libera os resíduos tóxicos nela contidos e tais resíduos permanecem nas cinzas podendo assim voltar à natureza. Os componentes tóxicos presentes nas pilhas são: Cádmio (substancia cancerígena), chumbo (pode provocar paralisia parcial, anemia e debilidade)l e mercúrio (pode ocasionar mutações genéticas).
Devido aos impactos ambientais e as conseqüências negativas causadas pelo descarte inadequado de lixos eletrônicos, a Resolução n° 257/99 do CONAMA resolve em seu artigo primeiro:
"As pilhas e baterias que contenham em suas composições chumbo, cádmio, mercúrio e seus compostos, necessário ao funcionamento de quaisquer tipos de aparelhos, veículos ou sistemas, móveis ou fixos, bem como os produtos eletroeletrônicos que os contenham integrados em sua estrutura de forma não substituível, após seu esgotamento energético, serão entregues pelos usuários aos estabelecimentos que as comercializam ou à rede de assistência técnica autorizada pelas respectivas indústrias, para repasse aos fabricantes ou importadores, para que estes adotem diretamente, ou por meio de terceiros, os procedimentos de reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final ambientalmente adequado".
A questão do lixo eletrônico no Brasil é complicadíssima, pois não é fácil achar um lugar para que se possa depositar tais materiais. Em países desenvolvidos encontra se facilmente lugares para que esse lixo seja depositado fazendo assim com que haja um risco menor quanto aos riscos oferecidos pelo lixo eletrônico.
O governo tem de investir em projetos sociais que impliquem estes aspectos ambientais, tem de haver processos de conscientização para todas as classes sociais, todas as idades e o principal é que se tenha um lugar próximo e adequado para que se deposite estes materiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário