quarta-feira, 26 de maio de 2010

Degradação do meio ambiente causada pelo lixo

Vários fatores vêm contribuindo para a degradação do meio ambiente, dentre eles um dos mais consideráveis é o lixo depositado em lugares inadequados. O lixo não é somente objeto de poluição visual, como ele também pode acarretar inúmeras consequências para a população que por ele for afetada, principalmente no que diz respeito a lixo eletrônico, que oferece um grande risco à saúde humana.
Vale ressaltar que todos os materiais levam um tempo consideravelmente grande para serem decompostos, para outros materiais não se tem nem previsão de qual seria seu tempo de decomposição. Tendo em vista estes e outros fatores, a reciclagem deveria ser uma atividade mais valorizada, divulgada e exercida por todos.
A quantidade de lixo que é jogada no em ruas, lagos, rios é muito grande e faz muito mal ao
meio ambiente. As pessoas jogam lixo em qualquer lugar sem se preocupar com as conseqüências e assim deixam o meio ambiente com lixo por muito tempo, pois demora muito para que alguns materiais sumam da natureza. Os depósitos de lixo são um verdadeiro veneno para o solo, para o ar e para as pessoas que precisam trabalhar nele. Com esse lixo misturado com produtos tóxicos o solo fica muito contaminado e isso pode afetar os alimentos.
Quando se trata de lixo no meio ambiente o ar também sofre muito por causa de poluição através da
tecnologia utilizada pelas fábricas e usinas que soltam muito gás no ar acabando com a pureza dele e o deixando muito contaminado prejudicando inclusive as pessoas que sempre estão com problemas respiratórios, as crianças que são as que mais sofrem com tudo isso e animais de diferentes espécies
. O lixo também faz muito mal ao meio ambiente quando chove, pois depois que penetrou no solo e a chuva se mistura com a água contaminada ela evapora e isso agride muito o meio ambiente. Quando se queima o lixo também é liberada uma fumaça tóxica que contamina o ar e faz com que o meio ambiente fique muito prejudicado.
Os materiais que estão em algum lugar do meio ambiente causando danos a ele, podem ser reaproveitados e utilizados de outra forma. Deve haver prática de reciclagem também entre as crianças, que podem aprender desde cedo a ser ecologicamente corretas, evitando assim danos futuros. A reciclagem pode ser utilizada em um meio artesanal, assim várias pessoas poderiam utilizar-se desta prática para ganhar algum lucro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário